O Arquitetura e Arte é um programa que leva ao ar o que existe de melhor no mundo da arquitetura, arte, decoração e paisagismo, no Ceará e no Brasil.
Um programa de cunho informativo, cultural, entretenimento e jornalístico, apresentado pela arquiteta Sandra Mary Mourão.

O programa Arquitetura & Arte vai ao Ar todo domingo às 9 horas na BAND, canal 13- NET e canal aberto 20. Sinal de transmissão em Natal, Aracajú, Maceió e João Pessoa.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SÉRGIO RODRIGUES


Sandra Mary Mourão entrevistou o arquiteto e designer de móveis Sérgio Rodrigues, na Casa Cor Ceará 2008).

O arquiteto Sérgio Rodrigues, nasceu no Rio de Janeiro em 1927. Tornou-se um grande designer de móveis, e foi pioneiro em tornar o design nacional conhecido mundialmente com uma linguagem própria e bem brasileira.Fundou em 1955 a indústria Oca, nome que define uma intenção: retomar o espírito da simplicidade da casa indígena, integrar passado e presente na cultura material brasileira.

A Oca, instalada inicialmente no Rio, na praça General Osório, em Ipanema, foi criada como um estúdio de arquitetura de interiores, ambientação, cenografia e componentes de decoração, além de galeria de arte. Surgiu quase que em decorrência da excelente fase que se passava a arquitetura nacional, "quando o Brasil era moderno", como muito apropriadamente se refere a ela Lauro Cavalcanti em seu livro.

Em 1968 montou seu próprio atelier no Rio de Janeiro, desenvolvendo linhas de móveis para produção industrial, projetos de arquitetura e ambientação para hotéis, residências e escritórios, bem como sistemas de casas pré-fabricadas.Rodrigues fez ainda projetos de mobiliário para vários edifícios governamentais, como a Embaixada do Brasil na Piazza Navona em Roma, a Universidade de Brasília, o Palácio dos Arcos, o Teatro Nacional de Brasília.

Entre outras exposições, participou da Mostra Convegno Brasile 93, La Costruzione de una Identità Culturale, em Brescia, Itália, em conjunto com Lúcio Costa e Zanine Caldas; da Bienal de Arquitetura de São Paulo; e da Tradição e Ruptura.

Destaque para a Poltrona Mole, conhecida internacionalmente como Sheriff ou Ipanema, de 1957, é um de seus trabalhos mais conhecidos, e recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional do Móvel em Cantù, Itália, em 1964. Foi produzida na Itália pela Bérgamo, que a exportou para vários países.

Sandra Mary Mourão, Sérgio Rodrigues e a Poltrona Mole

Nenhum comentário:

Postar um comentário