O Arquitetura e Arte é um programa que leva ao ar o que existe de melhor no mundo da arquitetura, arte, decoração e paisagismo, no Ceará e no Brasil.
Um programa de cunho informativo, cultural, entretenimento e jornalístico, apresentado pela arquiteta Sandra Mary Mourão.

O programa Arquitetura & Arte vai ao Ar todo domingo às 9 horas na BAND, canal 13- NET e canal aberto 20. Sinal de transmissão em Natal, Aracajú, Maceió e João Pessoa.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UNIFOR PLÁSTICA 2009

Unifor plástica: em sua décima quinta edição, evento tem como propósito acolher produções significativas das artes plásticas e visuais, com assuntos livres, nas categorias de pintura, desenho, gravura, fotografia e escultura.A Unifor Plástica divulgou a relação dos artistas e obras selecionados para compor sua 15ª edição, que será realizada de 15 de setembro a 13 de dezembro.Um dos principais salões de artes do Nordeste, a Unifor Plástica divulgou a lista dos artistas que irão participar da edição desse ano. Dos cerca de 320 trabalhos inscritos, foram selecionadas 148 obras, distribuídas nas seguintes categorias: 18 desenhos, 26 fotografias, 20 gravuras, 62 pinturas e 22 esculturas. Mais informações sobre os artistas e as produções selecionadas podem ser encontradas e acessadas no site da Universidade de Fortaleza (http://www.unifor.br/).Dos trabalhos contemplados serão escolhidos um participante de cada categoria pela comissão de premiação. O prêmio é uma passagem aérea para a Bienal de Veneza, um dos eventos mais importantes do campo das artes plásticas, além de uma ajuda de custo, no valor de R$ 3 mil reais.O resultado dos primeiros colocados em cada categoria só será divulgado no dia 15 de setembro, durante a abertura da exposição, que ocorrerá no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).A exposição, que ficará em cartaz até13 de dezembro, tem como uma de suas finalidades acolher trabalhos representativos das artes plásticas e visuais, com temáticas livres, nos campos da pintura, desenho, escultura, gravura e fotografia.Segundo Max Perlingeiro, em entrevista concedida ao Caderno 3 durante o período de divulgação das inscrições para o salão, pelo ponto de vista da História da Arte, até o século XIX, o que impulsionava a produção artística era a participação das obras nos chamados salões das artes.Com a passagem dos anos, na ausência desses eventos oficiais, as inúmeras instituições desenvolveram várias iniciativas para fomentar e difundir as arte no Brasil."A Unifor Plástica, da Fundação Edson Queiroz, é um exemplo disso. Hoje, ela é tida como uma das atividades de estímulo às artes mais importantes do País, responsável, inclusive, pelo reconhecimento e a introdução de diversos artistas brasileiros, principalmente do Ceará, no mercado nacional das artes", ressalta Perlingeiro.
Novidades:
Buscando sempre estar atualizada às questões e tendências que surgem no mundo das artes, a Unifor Plástica 2009 oferece ao público uma programação paralela bem diversificada.Uma das atividades previstas é o Seminário "Quem tem Medo da Arte Contemporânea?". A programação será ministrada pelo artista e crítico de arte carioca Fernando Cocchiarale, em um curso de dois dias.Resultado de quatro aulas realizadas pelo crítico em julho de 2003, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife, o seminário apresentará um tom coloquial e um didatismo aberto às pessoas das mais diferentes formações, com graus de conhecimentos diversos sobre a produção contemporânea.Além disso, pretende servir como uma breve introdução às questões mais candentes e polêmicas que giram em torno da arte atual.Contudo, o seminário, que será realizado durante a XV Unifor Plástica, apresentará uma série de atualizações referentes às já abordadas na ocasião anterior. Uma vez que o artista contemporâneo está sempre nos surpreendendo e nos convocando para um jogo onde as regras não são lineares, mas desdobradas em redes de relações possíveis ou não de serem estabelecidas. Tendo a subjetividade exposta ao "agora".Outra novidade anunciada é a implantação, pela primeira vez, de uma sala especial cujo objetivo é ampliar o conhecimento dos visitantes sobre a Arte Moderna no Brasil."A sala possui um total de aproximadamente 60 trabalhos de grandes artistas brasileiros, que compõem o acervo particular da Universidade de Fortaleza, que agora será aberto ao público. São eles: Lasar Segall, Anita Malfatti, Adriana Varejão, Almicar de Castro, Di Cavalcanti, Leonilson, Beatriz Milhazes, entre outros", destacou Max Perlingeiro.HistóricoNa edição anterior, ocorrida em 2007, a mostra, que tem caráter bienal, reuniu um total de 184 trabalhos de 112 artistas, oriundos de estados como Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As produções tinham grande riqueza plástica e estética, que também se faz presente na edição atual.
Veja a relação completa dos artistas selecionados em: http://www.unifor.br/notitia/file/3245.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário