O Arquitetura e Arte é um programa que leva ao ar o que existe de melhor no mundo da arquitetura, arte, decoração e paisagismo, no Ceará e no Brasil.
Um programa de cunho informativo, cultural, entretenimento e jornalístico, apresentado pela arquiteta Sandra Mary Mourão.

O programa Arquitetura & Arte vai ao Ar todo domingo às 9 horas na BAND, canal 13- NET e canal aberto 20. Sinal de transmissão em Natal, Aracajú, Maceió e João Pessoa.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

EXPOSIÇÃO DE ARTE FRANCISCO DE ALMEIDA NO MAUC

Francisco de Almeida expõe a maior gravura já produzida no país.

A gravura “Os quatro elementos” de 20 metros de comprimento do artista plástico Francisco de Almeida, estará aberta a visitação pública nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.

O cearense Francisco de Almeida trabalhou nesta gravura por seis anos consecutivos elaborando as matrizes e impressões. A gravura trabalha a temática religiosa nordestina, perpassando em caminho próprio a chuva, o sol, o vento e a terra. A obra foi exposta pela primeira vez na VI Bienal do Mercosul (RS), de setembro a novembro de 2009. Após esta breve mostra no Ceará está agendada para seguir a São Paulo, onde entrará em cartaz no Museu Afro-Brasil.

Francisco de Almeida nasceu em Crateús, Ceará, Brasil. Filho de pai ourives, mãe bordadeira e avó rendeira, Francisco herdou o dom de tecer a arte com as mãos. Ainda menino em Crateús, ele gostava de observar o trabalho do pai. "Sempre ia à oficina dele e adorava mexer em todas aquelas ferramentas. Papai ficava danado da vida quando entrava lá, não gostava que mexessem em suas coisas".
O garoto que tinha como sonho aprender a desenhar gente, aos 15 anos veio morar em Fortaleza. Na cidade, teve a oportunidade de estudar xilogravura com Sebastião de Paula, realizando, em seguida, vários cursos de pintura no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. "Daquele tempo para cá não parei mais. Venho produzindo obras de todos os formatos e tamanhos", diz.Inclusive, as alegorias e o interesse por trabalhos de grandes formatos são algumas das características desse artista, cujas obras estão guardadas em acervos importantes do País, como o da Pinacoteca, em São Paulo, e o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar.
Trabalhando com xilogravuras extensas, Almeida está constantemente reinventando as próprias ferramentas, linguagens e métodos de gravação. Desde 2004, dedica-se à pesquisa de uma xilogravura fragmentada, que impede a repetição de uma mesma combinação, permitindo, portanto, infinitas formas de fazer um dado trabalho com uma única matriz. Fato que se opõe à produção mais convencional.
Francisco de Almeida
Para o artista, a xilogravura é uma técnica fascinante de onde se emergem inúmeras possibilidades. "A xilo é toda infinita. Fantástica! Todo trabalho é uma surpresa, porque a gente só vai saber como vai ficar depois que se termina a obra. A minha pesquisa é algo ainda inacabado, porém tenho o maior prazer de mostrá-la ao público. Por meio dela, vou ajudar outros artistas a produzir gravuras de grande porte e contribuir com a cultura cearense", afirma.

Exposições coletivas: Panorama de Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil (2005); Ceará e Pernambuco: dragões e leões, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza, Ceará, Brasil (1998). A Arte Contemporânea da Gravura, Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Paraná, Brasil (1997).

MAUC : Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
Avenida da Universidade, 2854, Benfica

Um comentário:

  1. Adooooro este grande artista, só falta divulgar melhor suas exposições pra q a gente não perca oportunidade de participar delas. Leny

    ResponderExcluir